Tipos de Hospedagem de Sites

Está se sentindo confuso com tanto tipo de hospedagem de sites? Fique tranquilo, vamos acabar com essa dúvida AGORA e de uma vez por todas te contando os atributos que importam e como ver o que você realmente precisa. Vamos comparar as hospedagens com moradias: apartamento, condomínios, casas e outros para que você entenda exatamente o que é cada um e saiba o que você precisa.

Já tem uma hospedagem e quer saber se precisa mudar a hospedagem de site? Confira nosso artigo “Quando é a Hora de Mudar de Hospedagem?“, com a mesma comparação encontrada aqui.

Pronto? Vamos lá.

 

Hospedagem Compartilhada

O que é?

Uma hospedagem compartilhada é idêntica a um apartamento. Você compartilha  os recursos do prédio como segurança mínima, porteiro, elevadores, piscina, as vezes até uma sauna (que ninguém usa, vamos ser sinceros), e divide o ambiente com outros apartamentos. Se o seu vizinho toca música alta as 2h da manhã, você é afetado, se dá infiltração, você também é afetado. Basicamente tudo o que seus vizinhos fazem de errado ou de excesso te afeta.

Na hospedagem compartilhada você divide um servidor com outras pessoas. Você compartilha de uma segurança básica, registro e alguns serviços de painel de controle entre todos. Se você tem um site vizinho mega popular, que consome muitos recursos, o seu site fica lento pois o servidor joga mais recursos pra ele, se seu vizinho pega um vírus ou um malware, você provavelmente vai pegar. Chocante a semalhança!

Algumas hospedagens como a HostGator e a A2Hosting (principalmente) fazem manutenção dos servidores e são bem rígidos em questão de uso de recursos. De experiência própria nunca tivemos problema algum com A2Hosting ou HostGator.

Vantagens

A vantagem é ser a mais barata pois oferece menos recursos, geralmente 512MB de RAM e CPU, sendo ideal para iniciantes, blogs, sites pequenos ou corporativos.

Algumas hospedagens como a A2Hosting oferecem adicionais ao plano de hospedagem compartilhada como o Railgun e Turbo que aumentam recursos, tornando a hospedagem mais robusta.

A desvantagem é ficar a mercê dos seus vizinhos e do consumo de recursos deles. Se você comprar uma hospedagem compartilhada e seu site cair, mude imediamente pois está num servidor desequilibrado onde você tem um vizinho chato.

 

Confira nosso Ranking Melhor Hospedagem de Sites Compartilhada e saiba onde você definitivamente NÃO vai ter um vizinho chato.

Já decidiu? Então confere nosso Ranking das Melhores Hospedagens de Sites do Brasil e do Mundo. É rápido e fácil escolher a melhor hospedagem de sites do Brasil e do mundo com nosso comparativo.

 

Hospedagem VPS (Cloud)

O que é?

Hospedagem VPS é muito semelhante a morar num condomínio de casas. São todos no mesmo terreno, mas cada um tem seu próprio lote e sua casa separada. Você tem mais privacidade, o barulho e a infiltração do vizinho já não te afetam, a não ser em casos extremos (quem nunca teve aquele vizinho pra botar a banda de pagode as 23h?), e você pode ter até mesmo sua própria piscina e sauna (alguém vai ter que usar agora)!

A hospedagem VPS é a hospedagem de sites intermediária, quando seu site já tem mais de 30.000 visitas mensais, em média. Tem um preço competitivo com a Hospedagem Compartilhada, com alguns recursos de um Servidor Dedicado. É um Servidor Virtual gerado por um servidor físico,a vantagem disso é que você pode mudar os recursos sem mudar de servidor, tem mais isolamento, comportar mais tráfego, entre outros.

Maiores Recursos

Em outras palavras se seu site crescer de 70.000 pra 200.000 visitas mensais você pode aumentar a memória, CPU e núcleos do servidor que você utiliza sem nenhum tempo de baixa.

Aqui você tem seu próprio sistema operacional, ou seja, têm todas as bases de dados, ferramentas e instâncias de todas as aplicações em geral, como LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP), Windows com Plesk e outros. Muitas empresas de hospedagem oferecem outras aplicações a serem instaladas, como a HostGator e a A2Hosting, e até mesmo serviços personalizados.

Vantagens

  • Maior Controle
  • Melhor CPU, Memória e Número de Núcleos
  • Maior Segurança

Hospedagem VPS x Hospedagem Cloud

A principal e grande diferença da Hospedagem Cloud para Hospedagem VPS é a Escalabilidade. Na Hospedagem Cloud, por não ter um servidor físico, e sim um servidor projeto na nuvem, pode-se aumentar os recursos quase que indefinidamente.

Quando é a hora de mudar para a hospedagem VPS?

  • Quando seu site já possui mais de 35.000 visitas mensais ou já está esgotando o tráfego de dados da sua hospedagem compartilhada, no caso do seu site compartilhar mídias como imagens, vídeos e áudios.
  • Quando você necessita de mais estabilidade do servidor por causa do aumento de recursos.

 

Seu site já está grandinho? Aproveita e confere nosso Ranking da Melhor Hospedagem VPS do Brasil e do Mundo e encontre todo o comparativo preparado pra você não perder tempo entrando em vários sites.

 

Servidor Dedicado

É tudo nosso

Um servidor dedicado é parecido com morar na sua casa dentro do seu próprio terreno. Seu barulho não incomoda os vizinhos, o acesso é bastante limitado.

Ter o seu próprio servidor dedicado significa que só tem você nele, você tem recursos de sobra e pode fazer o que você quiser com ele (dentro dos limites da lei, é claro).

Vantagens

  • Total controle
  • Isolamento total de recursos
  • Segurança excepcional

Quando é a hora de mudar para um servidor dedicado?

  • Já possui mais de 250.000 visitas mensais
  • Demanda uma quantidade de banda enorme devido ao uso e compartilhamento pesado de imagens, vídeos e outras mídias
  • Possui necessidade de processamento avançada e dedicada para sistemas específicos

 

Hospedagem WordPress

A hospedagem WordPress não é bem um tipo de hospedagem mas é um serviço que vale a pena ser comentado pela sua presença em praticamente todas as empresas de hospedagem do Brasil e do mundo.

As hospedagens WordPress geralmente são planos de hospedagem compartilhada que oferecem ambientes pré-configurados com plugins e temas específicos ou tem mudanças direto no webserver e oferecem um suporte especializado no assunto, mas que geralmente não podem ir a fundo em questões técnicas do seu site em si, somente da hospedagem.

Não sabe o que é um webserver? confira nosso artigo “O que é um webserver e como ele afeta minha vida?”.

Os ambientes pré-configurados geralmente vêm com parâmetros e versões de PHP específicas para que o WordPress rode suavemente seja qual for o seu tema.

Infelizmente as hospedagens WordPress são fortemente limitadas pela restrição do número de visitas, com as mais básicas começando em 20.000 a 25.000 visitas máximas por mês e possuindo os mesmos recursos das hospedagens compartilhasa, têm um cunho mais comercial do que beneficial.

Vale a pena investir numa Hospedagem WordPress?

A não ser que você tenha uma necessidade muito específica de obter milésimos de segundo de vantagem ou necessita de segurança ou suporte para atividades específicas a resposta é NÃO. 

Existem pouquíssimas hospedagens WordPress que possuem um serviço realmente diferenciado, como a WPEngine, que é uma Hospedagem Super Premium somente de WordPress, muito indicada para quem tem sites ou lojas muito grandes, onde realmente se diferencia pelo seu suporte absolutamente e unanimamente excepcional, segurança de ponta e velocidade superior.

Leave a Reply